Desde outubro 1990 a campanha “Outubro Rosa” vem sendo realizada pelo mundo todo e desde 2002 e vem sendo feita anualmente em varias cidades do Brasil através das secretarias municipais de saúde. Segundo informações ao Site Plantão Angélica, a cidade de Ivinhema todo ano adere o outubro rosa e esse ano não será diferente, os comerciantes do município já começaram a enfeitar suas lojas com laços rosa que é o símbolo da campanha “outubro rosa” que visa incentivar as mulheres do mundo todo a buscar o tratamento do câncer de mama e do colo de útero. Além dos enfeites no comércio e na praça central Nelito Câmara, a secretaria de saúde de Ivinhema realizará palestras, campanhas nos postos de saúdes e caminhadas para alertar a população sobre o câncer e sua prevenção. O câncer de mama que é o segundo tipo de câncer mais frequente e o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, principalmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Embora o exame cito patológico (Papanicolaou) tenha sido introduzido no Brasil na década de 50, a doença ainda é um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 40% das mulheres brasileiras nunca tenham sido submetidas ao exame. O câncer do colo do útero corresponde, aproximadamente, a 15% de todos os cânceres que ocorrem no sexo feminino. As taxas de mortalidade referentes ao período de 1979 a 1998 evidenciam uma elevação de 29% nos casos. Seu pico de incidência situa-se entre os 40 e 60 anos de idade da mulher, sendo pouco frequente abaixo dos 30 anos.