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Após temporal, 84% dos moradores de MS já tiveram a energia restabelecida, diz Energisa

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(Foto: Divulgação)
O temporal que atingiu diversos municípios de Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (84), cerca de 84% dos moradores já estão com a energia elétrica restabelecida, segundo a Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento elétrico.A empresa informou que está seguindo o plano de contingência e que reforçou o número de equipes em campo para atender as ocorrências de falta de energia na Capital e interior do Estado.Os trabalhos, que aconteceram durante toda a madrugada, seguem de forma ininterrupta até que o restabelecimento do sistema seja concluído para todos os clientes afetados, como informam em nota.Mais de 618 mil raiosA severidade do temporal provocou estragos na rede elétrica decorrente de queda de poste e árvores, galhos e objetos lançados sobre a fiação, consequentemente, deixando residências e comércios sem luz, desde a madrugada de quinta-feira (20).A falta de luz e danos foi registrada em Campo Grande, Aquidauana, Jardim e Paranaíba e Ribas do Rio Pardo e Terenos.O Netclima aponta que a velocidade dos ventos ultrapassou 90km/h e foram registradas mais de 618 mil descargas atmosféricas em 24h.A Energisa esclarece que o atendimento aos clientes segue por ordem de prioridade em situações que coloquem a segurança da comunidade ou a vida em risco, bem como aos hospitais e unidades de saúde, com apoio na logística para abastecimento dos geradores.O Grupo Energisa conta com uma ferramenta de Alerta de Situação Climática: a Storm, empresa especializada no apoio ao setor elétrico para enfrentamento das mudanças climáticas e contratada pela Energisa para o monitoramento do clima no estado.Todos os dados apurados e repassados à concessionária fazem parte dos bancos de dados de órgãos de monitoramento ambiental, como o INPE (Instituto Nacional de Meteorologia e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).ServiçoPara evitar congestionamento no 0800, a concessionária aumentou a capacidade de atendimento nos canais de comunicação para dar vazão às demandas. A orientação é que a população mantenha distância e não faça intervenção na rede sozinho, nem se aproxime de cabos partidos, postes danificados; e orienta os consumidores a priorizarem o atendimento online.O atendimento pode ser solicitado pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular.