O site ‘Reclame AQUI’ registrou mais de cinco mil reclamações entre os dias 21 e 23 de novembro, na semana da Black Friday. As principais reclamações foram por propaganda enganosa.Segundo o diretor de operações do site, Felipe Paniago, informou que os brasileiros estão cada vez mais cientes que no Brasil os descontos variam apenas de 20% a 30%, diferente das operações realizadas nos Estados Unidos.Ainda conforme Felipe, a Black Friday brasileira é vantajosa ao consumidor, pois acontece por vários dias, ao invés de apenas numa sexta-feira. “Isso não é ruim, pelo contrário. O consumidor brasileiro deu um jeito de a Black Friday dar certo”, disse.Contudo, o consumidor se tornou mais exigente, antecipando a busca pelas ofertas mais benéficas.Diante desse quadro, o Reclame AQUI elaborou uma enquete para entender o consumidor nessa época. A enquete apontou que cerca de 30% dos consumidores já haviam se planejado para comprar antes da data oficial da Black Friday, quando as empresas adiantariam suas ofertas.Por estarem mais exigentes e terem pesquisado muito antes das efetivas compras, os consumidores puderam observar e reconhecer o que chamaram de ‘maquiagem de preço’ ou a famosa propaganda enganosa. Foram quase 15% de reclamações por propaganda enganosa, cerca de 5,6 mil, quase o dobro de reclamações feitas desde 2016, de 2,9 mil.O maior número de reclamação foi voltado às empresas online. As dez lojas que registraram maio número de consumidores insatisfeitos foram as Loja Online da Americanas.com; Loja Online da Casas Bahia; Americanas Marketplace; Netshoes; Loja Online da Magazine Luiza; Loja online do Carrefour; Loja Online do Ponto Frio; iFood; Extra.com.br; e Submarino.
Mais de 5 mil reclamações foram registradas na Black Friday
Redação,
26/11/2018 às 02:00 •