Acontece desde a quinta-feira (26) o VII Fórum Estadual de Educação Indígenas com o tema Políticas Públicas e Financiamento Escolar Indígena no Brasil. Neste ano o evento é sediado na Escola Municipal Tengatui Marangatu, localizada na Aldeia Jaguapiru, em Dourados.Durante todo o dia são realizados palestras e debates sobre temas voltados para a educação dentro das aldeias.O objetivo é reunir as demandas e definir diretrizes para então reivindicar ao poder público, municipal, estadual e federal. A informações são de uma das coordenadoras do evento a professora Teodora de Souza.O objetivo é reunir fazendo essa assembleia de educação e esse fórum tem representado todos os povos e distinguir as demandas e reivindicações e políticas públicas e econômica para as instituições responsáveis sendo elas municipais, estaduais e da União, contou a coordenadora.Ao todo estão participando educadores da região do Cone Sul e também do Pantanal.Teodora ressalta que esses fóruns fortalecem o diálogo e trazem melhorias para os povos indígenas e grandes avanços já foram feitos.Com esses encontros dialogamos sobre o que é preciso melhorar para os povos indígenas. Já tivemos muitos avanços legais, porém na prática devem ser melhorados. Com essa discussão e avaliação dos educadores dos povos indígenas os desafios e apresentações de propostas são feitas e assim enviadas as autoridades competentes, comentou.De acordo com o gerente da educação escolar indígena de Dourados, Elias Moreira, no estado ao no município de Dourados a educação indígena conta com aproximadamente 3.850 alunos. E conta que esse fórum ajuda a fortalecer e também garantir mais direitos para a educação.Esse fórum é para discutir as políticas públicas e financiamento da educação superior e também de concurso especifico para população indígena. Estamos com aproximadamente 16 municípios e contabilizam 700, desde organizadores até os participantes e isso é muito importante uma discussão na base. Ajuda a fortalecer os direitos e também na organização da escolaridade indígena, contou.