A prefeitura de Ivinhema, através da secretaria de Educação, promoveu, o II Seminário Municipal do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento reuniu educadores, diretores escolares e demais integrantes das redes municipal e estadual de ensino, além dos prefeitos Eder Uilson (Tuta) de Ivinhema e Luiz Antônio Milhorança de Angélica, o presidente da Câmara de Vereadores, de Angélica, Almir Fagundes, a supervisora estadual de gestão escolar, Iraides Cessel, a secretária de Educação de Ivinhema, Rose Franzoni e de Angélica, Edna dos Santos.As palestras abordaram temas como “Alfabetização Matemática” com o professor Agnaldo de Oliveira da UFMS, e “Linguagem e Gêneros Textuais”, com a professora Sueli Cazarotto. Na abertura a orquestra Nova Geração Arefa, coordenada pelo maestro Gean Carlos Euzébio, apresentou seu repertório e na sequencia foram apresentadas práticas em sala de aula da rede municipal de Ivinhema.Segundo o prefeito Eder Uilson (Tuta) a educação é a única forma de alcançar o sucesso e através dela é possível transformar muitas vidas. “Através da educação, podemos mudar história da nossa cidade, e de todo o Brasil. Tenho a educação como fator principal no sucesso das pessoas, e trabalhamos bastante para que fique cada dia melhor. Todos sabem que estamos passamos por momentos de dificuldades, mas educação é sempre uma prioridade”, disse o prefeito Tuta.A secretária de Educação Rose Franzoni, disse que a dedicação dos funcionários da rede municipal de ensino tem grande importância na formação dos indivíduos do município.“Hoje em dia os professores precisam ser criativos para manter a atenção dos alunos é uma época em que a tecnologia e a distração fazem parte da rotina, então os profissionais se esforçam e se dedicam bastante, sempre com carinho cuidando das crianças nas nossas escolas”, finalizou a secretária de Educação Rose Franzoni.PNAICO PNAIC é um programa integrado, implementado desde 2012, que tem por objetivo garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade, ou seja, até o 3º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais brasileiras.Caracteriza-se, sobretudo, pela integração de diversas ações que contribuem para a alfabetização e pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo federal, estados e municípios pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais. Tem como principais componentes a formação continuada presencial, para todos os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano, com foco na alfabetização.