26/07/2014 11:31:00
Enquanto alguns candidatos a cargos proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados) optaram por apelidos, como “Palhaço Bixiga (PSC)” e Papai Noel (PPL), para se diferenciar dos demais durante a campanha eleitoral deste ano, os postulantes ao governo usam outro tipo de criatividade na tentativa de convencer o eleitor.
Candidato à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB) pela coligação Novo Tempo (PSDB, PPS, PSD, DEM, PMN, Solidariedade), o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) começou a sua caminhada logo cedo, batendo de porta em porta do povão aproveitando o estratégico programa “Pensando MS”, uma réplica ampliada do programa “Pensando Campo Grande”, que foi sucesso nas eleições municipais 2012.
Mesmo em véspera de campanha, a ideia consiste em ouvir o eleitor sobre propostas para inclusão na plataforma de governo do candidato tucano. A estratégia foi tão bem-sucedida que Azambuja por pouco não passa para o segundo turno das eleições na Capital.
O senador Delcídio do Amaral (PT) também inovou cedo com sua ideia de busão – denominação que deu a coligação MS com a Força de Todos (PT, PR, PDT, PSL, PSDC, PV, PROS, PC do B, PTB, PTC, PPL e PRP), pela qual vai tentar chegar ao governo de Mato Grosso do Sul.
No começo foi tudo brincadeira, mas o deputado estadual Londres Machado (PR), candidato a vice-governador na chapa petista, não pensou duas fez e montou um escritório itinerante, onde os candidatos da coligação vão em busca do voto do eleitor a bordo de um ônibus que percorre todos os municípios do Estado.
Mídias sociais
Já o candidato da coligação MS Cada Vez Melhor (PMDB, PSB, PT do B, PSC, PHS, PRB, PRTB, PTN e PEN), Nelsinho Trad (PMDB), resolveu mergulhar de cabeça na onda das chamadas mídias sociais, como Twitter, Facebook e Whatsapp.
Além da campanha comum como todos os candidatos fazem a base do corpo a corpo, o peemedebista usa o Whatsapp para conversar e divulgar vídeos, fotos e “memes” para eleitores.
Por exemplo, quem adiciona o telefone (67 9951-1515) recebe conteúdo feito especialmente para o aplicativo de conversas para smartphone.
“São vídeos, fotos, informações, criadas especialmente para o Whatsapp e com nossa mensagem positiva. A nossa intenção é aproximar cada vez mais as pessoas, queremos que falem como é o Mato Grosso do Sul que elas querem “, explica Nelsinho.
O conteúdo digital e das redes sociais da campanha de Nelsinho utiliza várias ferramentas adequadas ao público de cada plataforma.
Na terça-feira (22), por exemplo, uma animação com a música “Todo mundo é 15!” foi divulgada pelo Whatsapp e logo ganhou outras redes, além de postagens com mensagens diretas e simples, sem a utilização de termos batidos.
“Não adianta produzir uma informação qualquer e tentar copiar e colar em qualquer lugar. Nossos amigos no Facebook querem ver certo conteúdo no twitter, e um outro no whatsapp também.
Estamos inovando para poder conversar com as pessoas em todos os canais”, destaca Nelsinho. “As mensagens no Whatsapp não são repetitivas, são mensagens que geram curiosida
Ele também utiliza o canal do Youtube (www.youtube.com/user/nelsontradfilho) com chamadas especificas, evitando apenas reproduzir vídeos feitos para a TV. “Os vídeos do Youtube são produzidos apenas para o canal, com conteúdo especifico, para nossos amigos e seguidores nas redes”. O bom humor também está nos memes e pequenos vídeos, na linguagem da campanha.
Para o comando da campanha, as redes sociais estão ampliando a comunicação e quem as frequenta não é mero espectador, ele responde, propaga, interage.
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